Fim da Greve da PM BA nesta tarde após recorde de Mortes e Assaltos

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) encerrou a greve na tarde desta quinta-feira, 17. A decisão foi tomada pela categoria, que permanecia em assembleia no Wet'n Wild desde quarta, 16, e aprovou a negociação com o governo.
Em entrevista a uma rádio, Marco Prisco, presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado (Aspra), disse que a greve pode ter fim ainda esta manhã, 17.

“Essa greve pode terminar hoje, daqui a uma hora, no máximo daqui a uma hora e meia. Na realidade está faltando uma pauta para ser resolvida [...] Estamos indo agora para uma reunião com o comandante geral da corporação. Tendo resolvido isso, acredito que daqui à uma hora, uma hora e meia, essa greve esteja encerrada.”
Quem confirmou a informação foi o deputado Sildevan Nóbrega (PRB-BA), que acompanhou todo o processo. Representantes do movimento garantiram na reunião o fim da greve. A tropa que se encontra no Wet’n Wild receberá a notícia em algumas horas.
Prisco havia afirmado cedo em entrevista que faltava uma pauta para discussão com o Governo da Bahia. Ele disse ainda que o final da greve era questão de poucas horas.

A Bahia chegou a um desespero completo nestes dois dias de greve. A cidade virou uma praça de guerra e as forças federais, com exército e Polícia Federal, chegaram à cidade para fazer a segurança da população.

Centenas de estabelecimentos comerciais foram saqueados por populares e arrastões foram feitos em vários lugares da cidade. Além disso, muitos criminosos foram presos em flagrante por tropas que faziam ronda.

Além disso, o número de carros roubados bateu recorde.
A última proposta, aceita pelos policiais e Governo do Estado, foi negociada durante uma reunião na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), na rua Carlos Gomes, que terminou por volta das 13h.
Participaram do encontro representantes do governo e das seis associações de classe que estavam unidas na mobilização, além do comandante-feral da PM, coronel Alfredo Castro. O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, também foi convidado a participar da reunião para abençoar um possível acordo.