MUDANÇAS NO ENEM 2017 É O FIM PARA OS ATRASADOS - MUDOU TUDO, E AGORA?

CLIQUE EM GOSTEI, COMENTE O QUE ACHOU E SE INSCREVA!

Fan Page: http://www.facebook.com/klubedorafaoficial
instagram: @klubedorafa
Siga-me no twitter: @klubedorafa

MUDANÇAS NO ENEM 2017 É O FIM PARA OS ATRASADOS - MUDOU TUDO, E AGORA?

O governo federal também divulgou nesta quinta-feira (9) uma lista de novidades para os próximos exames. A principal é que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado em dois domingos consecutivos. Em 2017, as datas serão 5 e 12 de novembro.
As demais mudanças foram:
Primeiro domingo terá Linguagens, ciências humanas e redação com cinco horas; no segundo, matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova.
Cadernos de prova serão personalizados, com nome e número de inscrição na capa e cartão de respostas
Passam a ser isentos da taxa de inscrição também quem tiverem cadastro no CadÚnico
Não serão divulgados dados do Enem por escola
Isentos do pagamento da inscrição que não comparecem perdem direito ao benefício no ano seguinte se a ausência não for justificada
Enem não valerá como certificado do ensino médio
Solicitação de tempo adicional para atendimento especial deve ser solicitada na inscrição
MEC diz que estudantes recusaram, em consulta pública, possibilidade de fazer a prova no computador
A decisão de alterar o esquema de datas do Enem foi decidida após a realização da consulta pública sobre o exame, entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro. Dos mais de 600 mil participantes, 63,70% votaram que o Enem deveria ocorrer em dois dias e 36,30% opinaram que deveria ser aplicado em um dia só.

Nova forma de certificação
A partir de 2017, os jovens poderão obter o diploma por meio do Encceja (Exame Nacional de Certificação De Competências de Jovens e Adultos).
O Encceja não chegou a ser realizado no ano passado. À época, o Inep informou que a nova gestão assumiu a pasta sem encontrar previsão de realização do exame.
Entretanto, para 2017, a realização da prova está prevista, mas a data não foi divulgada.
Perfil do uso do Enem
Antes da mudança, para conseguir o diploma via Enem era preciso ter pelo menos 18 anos na data do exame e tirar pelo menos 450 pontos nas quatro provas objetivas e 500 pontos na redação.
Porém, o MEC permitia que um candidato usasse notas de edições distintas do Enem para isso. Por exemplo: caso o estudante obtivesse a pontuação mínima em metade das provas, na edição seguinte, ele pode fazer apenas a outra metade para tirar o certificado.
Desde 2009 o Enem era usado como alternativa para que adultos que não terminaram o ensino médio na idade certa consiguissem o certificado exigido para ingressar no ensino superior ou participar de concursos públicos e seleções de emprego que exijam esta formação mínima.
Neste período, o número de pessoas interessadas em usar o Enem regular com esta finalidade cresceu 80,8% (em comparação, o número total de inscritos no Enem regular cresceu 64,6% entre 2009 e 2016). Fonte: G1