Seis temas que podem cair nos vestibulares do meio do ano de 2011

13:56:00 Klubedorafa 11 Comments

Os estudantes já sabem: atualidades são matéria de vestibular. Para garantir um bom desempenho na prova, dedique algum tempo do dia à leitura de sites, jornais e revistas. O professor Reinaldo Scalzaretto, supervisor de geografia do curso Anglo, aconselha: “É inviável se dedicar igualmente a todas as notícias. Melhor e mais produtivo é ficar atento aos assuntos que mais provavelmente despertam a atenção dos examinadores.” Com a ajuda de Scalzaretto, VEJA selecionou seis temas que podem aparecer nas provas do meio do ano. Confira quais são eles:

1- Terremoto no Japão

A tragédia é presença garantida nos vestibulares. O tremor de 9 graus na escala Richter e o consequente tsunami que arrasaram a costa nordeste do país, causando a mais grave crise nuclear desde o desastre de Chernobyl, há 25 anos, abrange vários assuntos: da química à história, passando pela biologia, física e geografia. É, assim, um prato cheio para questões interdisciplinares. Entre outras abordagens, o tema pode suscitar a discussão sobre energia nuclear. É bom estar preparado para responder perguntas sobre radiação, impactos ambientais e dependência energética. O assunto pode estimular também temas de redação.


2- Censo demográfico


No primeiro censo, o de 1872, o Brasil tinha 9,93 milhões de habitantes. A economia era agrícola e movida a mão de obra escrava. No censo mais recente, realizado em 2010 e divulgado no começo deste ano, descobre-se que a população se multiplicou por vinte, chegando a 190.755.799 habitantes. A economia se diversificou e a riqueza nacional cresceu cem vezes. Dados como esses costumam chamar a atenção dos examinadores. Eles abrem a oportunidade para a discussão de temas como urbanização e janela demográfica – ambos podem aparecer também como tema de redação. Atenção para a presença de gráficos e tabelas.

3- Revoltas no mundo islâmico


A onda de protestos que varreu do poder o tunisiano Zine El Abidine Ben Ali e o egípcio Hosni Mubarak alcança o norte da África e diversos países do Oriente Médio. A agitação em países como Síria e Líbia deve motivar questões conceituais sobre a região. Em história ou geografia, perguntas sobre democracia, cultura islâmica e religião podem aparecer nas provas. O ditador líbio Muammar Kadafi deve ficar de fora dos exames, mas os movimentos recentes servem de pretexto para a discussão sobre a região.

4- Conquistas femininas no Brasil


Pela primeira vez em sua história, o Brasil é presidido por uma mulher: a mineira Dilma Vana Rousseff. A eleição deve ganhar pouco destaque nos vestibulares. Mas é preciso ficar atento: é possível que o assunto seja abordado a partir do ponto de vista das conquistas da mulher na sociedade brasileira.

5- Morte de Osama bin Laden


"A justiça foi feita". Foi assim que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do homem mais procurado do planeta, o terrorista mais famoso da história e mandante do maior atentado já executado no mundo: o 11 de Setembro. Bin Laden foi morto em uma operação militar realizada nos arredores de Islamabad, capital do Paquistão. O episódio traz à tona discussões sobre o terrorismo como ferramenta política, além de suscitar discussões sobre Guerra Fria e Guerra do Golfo.

6- Código Florestal


É pouco provável que o assunto apareça nas provas de vestibular de meio de ano. Contudo, como meio ambiente é um tema recorrente nos exames, é prudente estar atualizado sobre a questão. Além de dividir opiniões de ruralistas e ambientalistas, o assunto não é consensual nem dentro do próprio governo e permanece nebuloso para a sociedade civil.







11 comentários:

  1. Que legal , o site tá massa , vcs tão de PARABÉNS ! Encontrei muitas informações boas . Thyara

    ResponderExcluir
  2. Show de Bola! Gostei desse Site interessante

    ResponderExcluir
  3. parabens Rafa, Gosteii

    ResponderExcluir
  4. Amei seu blog Rafa. Muito bom!!!! :)

    ResponderExcluir
  5. pow..n te conheço ,,mais ficou massa esse site vey..vlw

    ResponderExcluir
  6. gote do site parabéns!

    ResponderExcluir
  7. gostei do site parabés!

    ResponderExcluir
  8. Tá show mesmo, muito interessante, com grandes novidades. Parabéns

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentário!
selecione aqui em baixo, Comentar como: (seu nome ou anônimo se preferir)
e depois clica em postar!

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL