Seis temas que podem cair nos vestibulares do meio do ano de 2011

13:56:00 Klubedorafa 11 Comments

Os estudantes já sabem: atualidades são matéria de vestibular. Para garantir um bom desempenho na prova, dedique algum tempo do dia à leitura de sites, jornais e revistas. O professor Reinaldo Scalzaretto, supervisor de geografia do curso Anglo, aconselha: “É inviável se dedicar igualmente a todas as notícias. Melhor e mais produtivo é ficar atento aos assuntos que mais provavelmente despertam a atenção dos examinadores.” Com a ajuda de Scalzaretto, VEJA selecionou seis temas que podem aparecer nas provas do meio do ano. Confira quais são eles:

1- Terremoto no Japão

A tragédia é presença garantida nos vestibulares. O tremor de 9 graus na escala Richter e o consequente tsunami que arrasaram a costa nordeste do país, causando a mais grave crise nuclear desde o desastre de Chernobyl, há 25 anos, abrange vários assuntos: da química à história, passando pela biologia, física e geografia. É, assim, um prato cheio para questões interdisciplinares. Entre outras abordagens, o tema pode suscitar a discussão sobre energia nuclear. É bom estar preparado para responder perguntas sobre radiação, impactos ambientais e dependência energética. O assunto pode estimular também temas de redação.

2- Censo demográfico

No primeiro censo, o de 1872, o Brasil tinha 9,93 milhões de habitantes. A economia era agrícola e movida a mão de obra escrava. No censo mais recente, realizado em 2010 e divulgado no começo deste ano, descobre-se que a população se multiplicou por vinte, chegando a 190.755.799 habitantes. A economia se diversificou e a riqueza nacional cresceu cem vezes. Dados como esses costumam chamar a atenção dos examinadores. Eles abrem a oportunidade para a discussão de temas como urbanização e janela demográfica – ambos podem aparecer também como tema de redação. Atenção para a presença de gráficos e tabelas.

3- Revoltas no mundo islâmico

A onda de protestos que varreu do poder o tunisiano Zine El Abidine Ben Ali e o egípcio Hosni Mubarak alcança o norte da África e diversos países do Oriente Médio. A agitação em países como Síria e Líbia deve motivar questões conceituais sobre a região. Em história ou geografia, perguntas sobre democracia, cultura islâmica e religião podem aparecer nas provas. O ditador líbio Muammar Kadafi deve ficar de fora dos exames, mas os movimentos recentes servem de pretexto para a discussão sobre a região.

4- Conquistas femininas no Brasil

Pela primeira vez em sua história, o Brasil é presidido por uma mulher: a mineira Dilma Vana Rousseff. A eleição deve ganhar pouco destaque nos vestibulares. Mas é preciso ficar atento: é possível que o assunto seja abordado a partir do ponto de vista das conquistas da mulher na sociedade brasileira.

5- Morte de Osama bin Laden

"A justiça foi feita". Foi assim que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do homem mais procurado do planeta, o terrorista mais famoso da história e mandante do maior atentado já executado no mundo: o 11 de Setembro. Bin Laden foi morto em uma operação militar realizada nos arredores de Islamabad, capital do Paquistão. O episódio traz à tona discussões sobre o terrorismo como ferramenta política, além de suscitar discussões sobre Guerra Fria e Guerra do Golfo.

6- Código Florestal

É pouco provável que o assunto apareça nas provas de vestibular de meio de ano. Contudo, como meio ambiente é um tema recorrente nos exames, é prudente estar atualizado sobre a questão. Além de dividir opiniões de ruralistas e ambientalistas, o assunto não é consensual nem dentro do próprio governo e permanece nebuloso para a sociedade civil.

1. Que legal , o site tá massa , vcs tão de PARABÉNS ! Encontrei muitas informações boas . Thyara

2. Show de Bola! Gostei desse Site interessante

3. parabens Rafa, Gosteii

4. Amei seu blog Rafa. Muito bom!!!! :)

5. pow..n te conheço ,,mais ficou massa esse site vey..vlw

6. gote do site parabéns!

7. gostei do site parabés!

8. Tá show mesmo, muito interessante, com grandes novidades. Parabéns